Connect with us

O que você está procurando?

E-sports

Abertas as inscrições para Torneio Mackenzie E-FIFA 21

Neste ano de 2021, ainda sem a possibilidade de realizar uma competição presencial, mais uma linha é escrita na história do esporte do Mackenzie. Com o objetivo de manter o vínculo com os universitários e ativar a chama do espírito mackenzista, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com o apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e do FIFAMANIA News, aposta no e-sport, realizando o Torneio Mackenzie E-FIFA 21, exclusivo para alunos da graduação presencial do Mackenzie, tanto da UPM, nos campi Alphaville, Campinas e Higienópolis, como das Faculdades Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Para conhecer o regulamento, clique aqui .

Campeonato de FIFA no Mackenzie
As inscrições já podem ser feitas neste link até dia 04 de março, são 128 vagas disponíveis. Para participar, é necessário ter o jogo de PlayStation 4 FIFA 21 e seguir as orientações no site . Lembrando que é imprescindível ler o regulamento geral e se atentar às regras e datas publicadas.

O torneio terá duas fases: de grupo e mata-mata, os jogos terão início no dia 06 de março de 2021, com a grande final marcada para ocorrer no dia 20 de março, quando conheceremos o grande vencedor que receberá como prêmio um Playstation 5 .

O projeto de e-sport é resultado de um trabalho entre o Marketing do IPM e da Coordenadoria de Esportes, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (PREC) e Relações Comunitárias (CERC) da UPM, que desejavam a continuidade das atividades esportivas, de uma forma segura para os universitários.

“Nesse sentido, ficou claro para nós que a melhor forma para realizarmos um evento seria por meio da internet, face aos desafios impostos pelo momento, e da vontade da participação ampla e segura para os discentes de todos os campi da Universidade”, assinala o professor Marcelo Silva Oliveira, coordenador da CERC.

Segundo Daniel Jankops Grandolfo, gerente de Marketing do IPM, o torneio é importante para envolver o público, ter engajamento dos participantes e fortalecer a marca. “Eu sempre acreditei no projeto de e-sports, porque entendo que o aluno ingressante se interessa cada vez mais por esportes digitais, que têm crescido muito no Brasil e se profissionalizado, principalmente”, pontua.

Para Milton Firmiano, responsável técnico pelo evento, além do campeonato reforçar a característica história do Mackenzie nos esportes, traz também outras contribuições. “É um evento em novo formato, englobando todas as unidades do Mackenzie pelo Brasil que oferecem graduação presencial, o que ajuda a integrar ainda mais toda comunidade mackenzista e atuar na área de esportes digitais, em franca expansão”, assinala.

A escolha de um torneio de FIFA possibilitou integrar duas grandes virtudes da UPM: tradição e inovação, segundo Alexandre Slowetzky Amaro, analista de Esportes da CERC. “Tradição no fomento do esporte no Brasil, marcada pela participação do primeiro jogo oficial de futebol realizado no Brasil; e inovação, resgatando o futebol do seu formato tradicional e transportando-o para um novo campo, para uma plataforma digital”, pontua.

Identidade e competição
A história do esporte e do Mackenzie caminham juntas. Já no ano de 1893, o professor Augustus Shaw trouxe ao Brasil uma bola de basquete, apresentou as regras do jogo e formou a primeira equipe da América do Sul, o Mackenzie College. Em 1902, o time Mackenzie derrotou a equipe Germânia, por 2 x 1, na primeira partida de futebol válida em competições oficiais do Brasil. Atualmente, nomes consagrados como do nadador Daniel Dias, que anunciou sua aposentadoria recentemente ; do saltador olímpico César Castro, professor do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília; e do jogador de basquete Oscar Schmidt nos remetem ao esporte mackenzista de alta qualidade.

Nesses 150 anos de história, o Mackenzie construiu uma longa trajetória esportiva, tanto em âmbito universitário como no esporte amador e também no profissional. “Faz parte da nossa cultura e do nosso DNA incentivar o esporte e ser expoente nessa área”, defende Grandolfo. Muitas conquistas carregam o nome do Mackenzie, principalmente as de jovens talentos.

As alunas do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília, Alice Tenório, Ana Clara Machado e Vitória Diegues, por exemplo, chegaram à Seleção Brasileira de Nado Artístico; Wendell Belarmino, nadador paralímpico patrocinado pelo IPM, foi campeão mundial em 2019 e segue como forte promessa para Tóquio; no Xadrez, a universitária Júlia Alboredo acumula medalhas e o 4º lugar no Campeonato Mundial Universitário, destacando-se no esporte.

“Temos marcos importantes, fatos históricos que aconteceram no Mackenzie e várias conquistas relevantes também no âmbito universitário, então o esporte, para nós, é fundamental”, diz Grandolfo.

Em meio à pandemia e às restrições sanitárias e de distanciamento necessárias, o e-sport é uma alternativa de se conectar com os universitários e continuar o percurso da instituição no meio esportivo. “Incentivar e promover um torneio de FIFA estimula a competição, disciplina, preparação e concentração, elementos que estão totalmente ligados ao esporte”, finaliza o gerente de Marketing do IPM.

Para Oliveira, o Mackenzie está construindo uma ponte entre o passado, resgatando e reforçando o papel pioneiro da Universidade no apoio ao esporte nacional e ao esporte universitário. “No presente, superando as adversidades do momento e ofertando aos nossos alunos um campeonato virtual para integrá-los, motivá-los e alegrá-los; no futuro, fortalecendo os laços entre as unidades do Mackenzie, ampliando e consolidando o olhar dos nossos alunos para esse horizonte digital que já se faz presente”, finaliza.

Serviço
Torneio Mackenzie E-FIFA 21
Inscrições: até 04 de março
Link: acesse aqui
Regulamento: acesse aqui

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar de ler...

Cinema

“WiFi Ralph” deixa para trás o fliperama Litwak, aventurando-se no desconhecido, expansivo e empolgante mundo da Internet – que pode ou não sobreviver a...

Séries

A HBO acaba de anunciar a produção de The Righteous Gemstones, nova comédia original sobre a história de uma família bastante religiosa e mundialmente...

Games

O universo gamer vem fazendo a cabeça de crianças e adolescentes no mundo todo. No Brasil, o mercado de games movimentou US$ 1,5 bilhão...

E-sports

É jogador de LOL e quer se tornar profissional? Olha só que bacana: nessa sexta, rolou a coletiva de imprensa da RIOT, com o...